Nutridoc | Dr. Paulo Amorim

Por que apostar na Modulação hormonal?

28/09/2021
A imagem mostra pílulas e uma seringa com um efeito na cor roxa

A  Reposição hormonal é um tipo de terapia que tem indicação  para COMPENSAR alguns processos naturais do nosso corpo em que ocorre a queda dos níveis normais deste hormônios. Estas quedas podem surgir  ao longo da vida como na menopausa e na andropausa e ou pelo surgimento de determinadas doenças. Você sabia que a pílula anticoncepcional (sim, aquela que é usada para evitar a gestação!?) também é um  método de modulação hormonal e é o mais usado no mundo?

Confira quais são os benefícios de apostar na MODULAÇÃO hormonal!

O que é MODULAÇÃO hormonal?

A MODULAÇÃO hormonal consiste em uma terapia que repõe hormônios, além de trazer diversos benefícios para o paciente, esta terapia pode auxiliar na diminuição do risco de Alzheimer e outras doenças.

Os tipos de terapia de reposição hormonal são:

• Pílulas;
  • Injeção aplicáveis;
  • Gel e cremes transdérmicos;
  • Implantes.

O tipo de MODULAÇÃO será indicado pelo médico de acordo com a necessidade do paciente.

Quando fazer reposição hormonal?

A terapia de MODULAÇÃO hormonal ajuda a melhorar a qualidade de vida, restabelecendo as funções primárias destes hormônios e    prevenindo o surgimento de algumas doenças por sua falta. Pode ser indicada para:

Homens – Tratamento da andropausa e ganho de massa muscular;

Mulheres – Indicada para mulheres que sofrem com o período da menopausa, além de auxiliar no processo de emagrecimento e no ganho de massa muscular.

Benefícios da reposição hormonal

Os possíveis benefícios da reposição hormonal são:

• Restaurar os níveis de energia e vitalidade;
  • Melhorar a performance sexual;
  • Diminuir a gordura corporal;
  • Aumentar a massa muscular;
  • Melhorar o metabolismo cerebral;
  • Reduzir o risco de doenças como Alzheimer, câncer e osteoporose e algumas doenças cardíacas.

As "vantagens" da reposição hormonal

A reposição hormonal oferece diversos benefícios para a saúde, podendo até mudar o curso de algumas doenças e devem ser consideradas para a decisão de iniciar-se  um tratamento porque ajudam a prevenir certas adversidades que podem surgir por conta da idade, sendo esses:

Fratura por osteoporose – O risco de sofrer uma fratura por osteoporose é menor para pessoas que fazem reposição hormonal com vitamina D;

Demência – O tratamento de reposição hormonal com estrogênio pode ajudar a prevenir a demência, caso seja realizado nos primeiros anos após a menopausa;

Depressão – Estudos demonstram que o tratamento realizado com estrogênio e progesterona pode ajudar no tratamento da depressão;

Problemas de sono – O tratamento com progesterona pode melhorar a qualidade do sono.

Quem não deve fazer reposição hormonal?

A decisão da reposição hormonal é contra indicada de acordo com o perfil individual de cada pessoa e por isso necessita uma avaliação médica, em geral pessoas com predisposição a desenvolver certos tipos de câncer .

O acompanhamento médico da reposição hormonal

Para realizar o tratamento de reposição hormonal é essencial  e necessário o acompanhamento médico.

Um médico com visão funcional e  integrativa da Medicina pode realizar o devido acompanhamento para definir o melhor tipo de terapia de reposição hormonal e por quanto tempo será necessário realizá-la.

Você conhecia a terapia de reposição hormonal? Comente e compartilhe!

Foto Perfil | Dr. Paulo Amorim
Dr. Paulo Alexandre Amorim
CRM 59367 RQE 17569
Há 10 anos me apaixonei pelo conceito da Medicina Contemporânea e da Visão Funcional e suas ferramentas: o suporte Prática Ortomolecular, a Modulação Hormonal e a Nutrição.
+ Saiba mais

Warning: Undefined array key "preview" in /home1/drpamo08/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 75