Nutridoc | Dr. Paulo Amorim
Agende sua consulta

Educação Alimentar

12/10/2021
A imagem mostra uma medica segurando uma caneta e uma prancheta, e diversas frutas ao fundo

O que é educação alimentar

Uma boa alimentação é a base para o funcionamento adequado de todo o organismo e o equilíbrio da saúde. Por isso, é preciso que a alimentação esteja adequada às necessidades de cada pessoa com um cardápio rico em alimentos nutritivos. 

Porém, não se trata apenas de seguir a recomendação genérica de inserir frutas, legumes e verduras nas refeições. O ideal é que cada pessoa passe pela educação alimentar, a fim de entender de que maneira elaborar a dieta de acordo com aquilo que o seu organismo precisa. 

O processo de educação alimentar  promove a mudança dos hábitos alimentares,  despertando a conscientização, para que a pessoa entenda aquilo que é saudável, conheça os alimentos e grupos alimentares e saiba por que eles devem ser consumidos. 

Indicações da educação alimentar

É verdade que todos nós precisamos de uma alimentação saudável e nutritiva, entretanto, o organismo de uma pessoa não é igual ao de outra. Cada indivíduo tem as suas próprias necessidades com base na faixa etária, gênero, estilo de vida, condição clínica, entre outras características. 

Por isso, não é recomendado seguir cardápios e dietas genéricas, uma vez que eles não atendem às especificidades de cada organismo. O ideal é ter educação alimentar para entender aquilo que funciona para cada pessoa. 

A educação alimentar é interessante para todos porque, como dito, ajuda a entender quais são os alimentos e as combinações que funcionam melhor para aquele organismo, como prepará-los e quando comê-los. Isso é ainda mais importante quando existem condições especiais, como para gestantes, diabéticos, hipertensos e obesos e atletas.

Portanto, existe a indicação para todas as pessoas, uma vez que a educação alimentar é um suporte importante para proporcionar ao organismo exatamente aquilo que ele precisa para manter o seu bom funcionamento, sempre analisando suas características individuais.

Objetivos da educação alimentar

O objetivo principal da educação alimentar é promover mais saúde por meio dos alimentos ingeridos no dia a dia. Não podemos esquecer que eles são o combustível para nossas células e o corpo de um modo geral. Logo, é fundamental que tenham uma boa qualidade e atendam as necessidades dele. 

Como dito, esse processo consiste em apresentar para a pessoa os alimentos, seus benefícios e o modo como cada um deles atua no organismo, de que maneira podem contribuem para melhores resultados, com o tratamento de problemas pré-existentes, no alcance e manutenção do peso corporal saudável ou na prevenção de doenças. 

Dessa forma, a pessoa não ingere os alimentos saudáveis como uma obrigação, mas compreende porque aquilo é bom para ela. Isso promove uma colaboração muito maior, aos poucos educa o seu paladar e traz os resultados desejados, sendo esse um impacto positivo muito importante. 

Afinal, apenas deixar de comer gorduras e aumentar a quantidade de salada para tentar reduzir o colesterol, por exemplo, não é suficiente. O ideal é que a pessoa saiba como organizar o seu cardápio para ingerir os alimentos que vão contribuir com essa redução da gordura no sangue, equilibrando parâmetros para alcançar mais saúde e sem negligenciar a ingestão de nutrientes.

Conseguimos uma funcionalidade muito maior para as refeições, já que estamos mantendo o foco no que cada um precisa. Então, os resultados são melhores e percebidos pelo próprio indivíduo, o que é uma motivação para que mantenha esses hábitos saudáveis.

A importância da educação alimentar

A educação alimentar é fundamental para melhorarmos também a relação que cada um tem com a comida, entendendo que ela é necessária para o organismo e a saúde, mas que quando há desequilíbrios na ingestão dos grupos alimentares, temos prejuízos dos mais variados. 

Ainda existe o conceito de que para comer bem é preciso abrir mão de tudo aquilo que é saboroso, mas não é verdade. Por meio da educação alimentar a pessoa aprende como seguir ou criar cardápios atrativos e saborosos de uma forma nutritiva e saudável, adequada para o seu organismo. 

Sendo assim, a educação alimentar é importante para que a pessoa de fato aprenda como comer, sem exageros nem faltas, melhorando a sua relação com os alimentos e compreendendo o porquê da ingestão de cada um deles, além da diferença que isso fará para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Foto Perfil | Dr. Paulo Amorim
Sobre o autor
Dr. Paulo Alexandre Amorim
CRM 59367 RQE 17569
Há 10 anos me apaixonei pelo conceito da Medicina Contemporânea e da Visão Funcional e suas ferramentas: o suporte Prática Ortomolecular, a Modulação Hormonal e a Nutrição.
+ Saiba mais

Warning: Undefined array key "preview" in /home1/drpamo08/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 75

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Undefined array key "preview" in /home1/drpamo08/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 79
@dr.paulo_amorim
This error message is only visible to WordPress admins
Error: Connected account for the user dr.paulo_amorim does not have permission to use this feed type.
Logo | Dr. Paulo Amorim

Direitos reservados 2022 Nutridoc | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Agende sua Consulta
magnifiercross