Nutridoc | Dr. Paulo Amorim
Agende sua consulta

Como o plástico é nocivo para nossa saúde?

02/11/2021
A imagem mostra diversas garrafas plasticas

O plástico é um produto artificial que pode ser extraído e refinado a partir do petróleo, sendo muito utilizado nos tempos atuais, para compor diversos objetos, desde utensílios de cozinha, roupas até peças de avião.

Entretanto, as pessoas devem se perguntar... o plástico é nocivo para nossa saúde? 

Confira nesse artigo, quais são os malefícios do plástico.

Afinal, os recipientes plásticos oferecem risco à saúde?

Depende, alguns tipos de plásticos podem ser prejudiciais diretamente à saúde, portanto, é necessário estar atento aos componentes e especificações do utensílio bem como sua utilização, sempre seguindo as informações apresentadas pelo fabricante. 

O uso de recipientes de má qualidade ou a reutilização para fins diferentes ao que foi criado, pode sim ser prejudicial à saúde humana.

O uso incorreto permite que substâncias nocivas presentes nos plásticos, passem para os alimentos, principalmente em casos de alimentos aquecidos, líquidos, molhos ou gordurosos, que uma vez absorvidos pelo nosso corpo, vão gerar problemas a curto, médio e longo prazo.

Os tipos de plástico mais utilizados

Os tipos de plástico considerados os principais, são:

Tereftalato de polietileno: Utilizado como garrafa PET, esse plástico não contém BPA. Porém, não deve ser exposto ao calor por se tornar tóxico!

Polietileno de alta densidade: Conhecido com o HDPE, esse tipo de plástico costuma ser utilizado para armazenar produtos de higiene e como garrafas de leite e suco. É considerado um plástico seguro, entretanto, não deve ser utilizado com frequência pois o impacto na natureza é sempre enorme.

Cloreto de polivinil: É um material rígido e flexível conhecido como PVC. Muito utilizado em canos, brinquedos e embalagens para remédios, entretanto, pode causar falha genética ao romper hormônios humanos naturais, quando utilizados como recipientes para bebidas aquecidas, por exemplo.

Polietileno de baixa densidade: Material fino, utilizado como sacos de lixo, empacotadores de pão, revestimento de copos. Não possuem BPA, porém, contém outros produtos tóxicos;

Polipropileno: Usado como recipiente de viagens, é menos prejudicial à saúde ao ser comparado com os outros tipos de plástico, mas não deixa de ser problemático com bebidas aquecidas;

Poliestireno: Nocivo quando exposto ao calor, essa matéria é utilizada para criação de utensílios de uso único e objetos de isopor.

Substâncias do plástico 

BPA ou Bisfenol A: É uma resina plástica, brilhante e transparente, conhecida como um aditivo plastificante, comumente utilizada na produção da maioria dos plásticos para ficarem lisos e causa bloqueio hormonal e danos perigosos a longo prazo ao corpo humano;

Ftalatos: Substâncias químicas usadas como amaciadores de plástico PVC, tornando o plástico mais flexível;

Como o plástico afeta nossa saúde?

O plástico pode afetar a saúde do ser humano, desde sua extração até a sua utilização.

Durante a extração de matéria-prima fóssil, causa a liberação de substâncias tóxicas em nossos corpos d'água e ar.

Após a extração é realizado o refino, que libera inúmeros materiais cancerígenos no ar, contaminando os trabalhadores da planta de refino. 

Ao final desse processo o plástico, que é utilizado no nosso dia a dia, como embalagens e utensílios e tantos outros fins, pode ser inalado ou consumido na forma de microplásticos.

Durante todo o processo o plástico libera substâncias tóxicas que afetam o organismo humano, causando doenças como:

  • Desequilíbrio Hormonal;
  • Câncer;
  • Neurotoxicidade;
  • Distúrbios reprodutivos;
  • Comprometimento do sistema imunológico;
  • Disfunções genéticas.

As pessoas que trabalham nesse tipo de ambiente, possuem mais chances de falecer devido a alguma dessas doenças, em comparação a uma pessoa que não tem o contato direto, entretanto, a utilização do plástico ainda é prejudicial à saúde do consumidor.

Como se proteger do plástico?

Confira algumas dicas de como se proteger contra os malefícios do plástico.

Nunca consuma bebidas quentes em copos de plástico;

Nunca aqueça alimentos em vasilhas de plástico (principalmente de isopor!);

Nunca consuma alimentos diretamente de uma vasilha de plástico;

Fique atento às indicações do seu utensílio!Alguns plásticos não devem ser usados para congelar alimentos.

Evite utensílios descartáveis de plástico:  Na hora de armazenar alimentos prefira sempre utilizar utensílios de materiais como, porcelana, vidro e aço inoxidável;

Não utilize utensílios de plástico que estejam quebrados, rachados, amassados ou arranhões;

Sempre descarte o plástico de forma correta: O descarte inadequado pode causar grande impacto a todos os seres vivos do nosso planeta, pela sua  contaminação dos lençóis freáticos, solos e a atmosfera.

O plástico pode ser muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente, cuidado ao utilizar utensílios desse material, prestando muita atenção em seus componentes e especificações.

Você sabia que o plástico é nocivo para a saúde? Curta, comente e compartilhe.

Foto Perfil | Dr. Paulo Amorim
Sobre o autor
Dr. Paulo Alexandre Amorim
CRM 59367 RQE 17569
Há 10 anos me apaixonei pelo conceito da Medicina Contemporânea e da Visão Funcional e suas ferramentas: o suporte Prática Ortomolecular, a Modulação Hormonal e a Nutrição.
+ Saiba mais

Warning: Undefined array key "preview" in /home1/drpamo08/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 75

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Undefined array key "preview" in /home1/drpamo08/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 79
Logo | Dr. Paulo Amorim

Direitos reservados 2022 Nutridoc | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Agende sua Consulta
magnifiercross